Os quartetos de cordas de Villa-Lobos (livro)

SALLES, Paulo de Tarso. Os quartetos de cordas de Villa-Lobos: forma e função. São Paulo: Edusp, 2018.

Os dezessete quartetos de cordas de Heitor Villa-Lobos, compostos entre 1915 e 1957, são investigados por Paulo de Tarso Salles considerando seus aspectos composicionais e formais, bem como seus aspectos ideológicos. O autor beneficia-se da maturidade dos estudos sobre a obra de Villa-Lobos, no Brasil e no exterior, e destaca uma afirmação do próprio compositor segundo a qual havia se inspirado em Haydn ao compor os seus quartetos. Identifica e demonstra os processos construtivos composicionais que resultaram na forma, assim como as tópicas musicais elaboradas pelo compositor, com as quais adensou a dimensão simbólica de sua música, ao mesmo tempo brasileira e universal. A análise dos quartetos percorre diferentes caminhos pelas áreas da musicologia histórica, da semiótica e da teoria e análise musical, abrindo um terreno frutífero para futuras pesquisas sobre a música e o universo do artista.

Você pode ler uma amostra do livro neste link.


Errata

Apesar do primoroso trabalho de edição da Edusp, alguns erros nos “escaparam” durante o processo de revisão. Eis a versão correta de algumas figuras e trechos do texto, neste link.


Críticas

João Marcos Coelho, “Villa-Lobos pelo avesso”, in: O Estado de São Paulo, 4 de agosto de 2019

"...um novo patamar de qualificação da obra do autor dos Choros e das Bachianas. [...] Salles, com certeza o maior responsável por esta nova imagem do compositor".

Nahim Marun, “Sobre a identidade musical brasileira, in: Revista Fapesp, junho de 2019

"Com este trabalho, o autor Paulo de Tarso Salles se afirma como um dos maiores estudiosos villalobianos da atualidade. Em estilo fluente, o texto foi burilado por quase uma década. Revisa em detalhes a literatura existente para, em seguida, nos trazer reflexões reveladoras de cada um dos quartetos."

Camila Frésca, “Villa-Lobos avaliado em profundidade”, in: Revista Concerto, 29/03/2019.

Amanda Ferraresi, “Professor da USP analisa os quartetos de cordas de Villa-Lobos”, Jornal da USP, 09/04/2019. https://jornal.usp.br/cultura/professor-da-usp-analisa-os-quartetos-de-cordas-de-villa-lobos/. Com link para o áudio da entrevista com Paulo de Tarso Salles feita pelo jornalista Marcello Bittencourt e transmitida no programa Via Sampa, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 2 de abril de 2019.

Scroll Up