Anais do V SVL 2019

Anais do V SVL

Auditórios Lupe Cotrim e Paulo Emílio (ECA/USP)

27 e 28 de setembro de 2019


Versão integral – baixar o arquivo em PDF aqui

ISBN 978-85-7205-258-0

Sumário

Arquivos individuais

Apresentação – Paulo de Tarso Salles iii

COMUNICAÇÕES

Marta Macedo Brietzke (ECA/USP)

Cirandinhas de Heitor Villa-Lobos: uma abordagem pedagógica para o ensino coletivo ao violoncelo

1
José Carlos Vasconcelos dos Reis (Academia Nacional de Música; UNIRIO)

O ideário amazônico de Villa-Lobos em sua obra para piano

16
Gustavo Bonin (ECA/USP)

Abordagem tensiva: a enunciação musical de Villa-Lobos no Choros nº 6

50
Pedro Razzante Vaccari (IA/UNESP)

A Modinha em Villa-Lobos: uma análise etnomusicológica de três modinhas do compositor

66
Cleisson Melo (UFCG)

Villa-Lobos construção de sentimento: saudade e semiótica

92
Guto Brambilla (ECA/USP) e Paulo de Tarso Salles (ECA/USP)

Nozani-Ná, Mokocê cê-Maká e Kã Kã: uma abordagem comparativa entre Villa-Lobos e Marlui Miranda (Grupo Pau Brasil) na apropriação de temas indígenas

105
Juliana Ripke (ECA/USP)

Os quartetos de cordas de Villa-Lobos e a canção de câmara de Tom Jobim: uma análise comparativa

120
José Jarbas P. Ruas Jr. (UFT)

Idiomatismo e paisagem sonora: uma análise sociomusicológica aplicada ao “Prelúdio nº1” para violão de Heitor Villa-Lobos

140
João Vital de Araújo Santos (ECA/USP)

“Estudo n. 4” para violão solo de Heitor Villa-Lobos: uma análise

154
Diones Correntino (IA/UNICAMP) e Paulo Tiné (IA/UNICAMP)

O Caipira Carmense: a versão “Gismonti” para a “Ária” das Bachianas Brasileiras n. 5

168
Regina Rocha (ECA/USP)

O pensamento composicional de Heitor Villa-Lobos na “Giga/Quadrilha Caipira” da Bachianas Brasileiras n. 7

185
Daisuke Shibata (University of Cologne)

A comparative study of Bachianas Brasileiras

198
Amilcar Zani Netto (ECA/USP), Eliana Monteiro da Silva (ECA/USP) e Marisa Milan Candido (ECA/USP)

Pianista e arranjadora: a relação de Eunice Katunda com o Choros n. 5 (Alma brasileira) de Heitor Villa-Lobos

220
Susana C. Igayara-Souza (ECA/USP); Marco Antonio Silva Ramos (ECA/USP) e Carolina Andrade (ECA/USP)

Bach por Villa-Lobos: considerações sobre as fontes e hipóteses interpretativas da Fuga no 21 para coro misto a cappella

239
Lars Hoefs (IA-UNICAMP)

Investigating Villa-Lobos, the Capadócio: plagiarism and deceit, clever recycling, or just plain lazy?

259
Vicente Della Tonia (Georgia State University)

Textures in Heitor Villa-Lobos’ Concerto para piano n. 4: an overview of his compositional and organizational processes

281
Adailton Sergio Pupia (UFPR)

Tópicas musicais na Sinfonia n. 8 (1950) de Heitor Villa-Lobos

294
Fabio Cury (ECA/USP)

A interpretação da obra de Villa-Lobos para sopros na visão de músicos brasileiros: um panorama dos trabalhos acadêmicos mais recentes

311
Ana Claudia Trevisan Rosário

Valsa da Dor: Heitor Villa-Lobos e o Romantismo

328

PALESTRAS

Loque Arcanjo Júnior (Escola de Música UEMG)

Heitor Villa-Lobos: um “embaixador” brasileiro no Uruguai (1940)

341
Paulo de Tarso Salles (ECA/USP)

A forma sem formalidades: os quartetos de cordas e sinfonias de Villa-Lobos

372
Ermelinda Paz (UNIRIO)

Villa-Lobos e a música popular brasileira: uma visão sem preconceito (resumo)

387
Ricardo Averbach (Miami University, Ohio)

Surrealismo: a estética de base do estilo antropofágico villalobiano (resumo)

388
Thomas Garcia (Miami University, Ohio)

Sexteto Místico de Villa-Lobos (resumo)

390
Scroll Up