Comunicações

primavera

Comunicações e Mesas Temáticas

Os textos integrais podem ser acessados em: ANAIS do III SVL 

As apresentações orais terão no máximo 15 minutos de duração cada.

Baixe o folder com a programação completa: III Simpósio Villa 2017 Programação atualizada


Sessão de Comunicações 1 / Mesa temática Educação Musical 

sexta 15:00-16:00


1A – Mesa temática Educação Musical

1A Local: Auditório Lupe Cotrim (ECA)

História da educação musical: explorando fontes de pesquisa sobre a época de Villa-Lobos

Participantes:

  • Jane Borges (UFSCar) – “Hora da Independência”: análise da documentação da concentração orfeônica de 1940
  • Inês Rocha (Colégio Dom Pedro II) – PRESENÇA DE VILLA-LOBOS: manuais escolares de música no Acervo de Educação Musical do Colégio Pedro II – Campus Centro
  • Susana Cecilia Igayara-Souza (USP) – “O Orfeão na Escola Nova”: a sala de aula e o livro didático, pelo depoimento de uma ex-aluna de Villa-Lobos

1B – Teoria das tópicas e outras abordagens semióticas aplicadas à obra de Villa-Lobos / Diálogos com a música popular

1B Local: Sala 258-CBD (ECA, 2º andar)

Participantes:

  • Juliana Ripke – Villa-Lobos, Tom Jobim e a Bossa Nova: uma análise comparativa de possíveis influências e conexões
  • Cleisson Melo – Saudade de Villa-Lobos: semiótica e articulações entre discurso e música
  • Adailton Pupia – Tópicas musicais na Bachianas Brasileiras nº 2 de Heitor Villa-Lobos
  • Paulo de Tarso Salles – Ritual dance, by Villa-Lobos: A Music Topic in the Tropics

Mediador: Walter Nery Filho


1C – Análise estrutural e/ou estética da obra villalobiana / Aspectos histórico-biográficos de Heitor Villa-Lobos / Teoria das tópicas …

1C Local: Sala Egon Schaden (ECA)

Participantes:

  • Daniel Zanella dos Santos – Tópicas musicais nos poemas sinfônicos indianistas de Heitor Villa-Lobos: canto de pássaro e floresta tropical
  • João Vicente Vidal – O neoclassicismo nacionalista italiano: Um contexto para as Bachianas Brasileiras?
  • Loque Arcanjo Junior – A correspondência entre Heitor Villa-Lobos e Francisco Curt Lange: nacionalismo e americanismo musicais entre os anos 1930 e 1940
  • Lutero Rodrigues – Villa-Lobos: a temática grega e a música programática

Mediador: Luciano Camargo


Sessão de Comunicações 2 –  sábado 9:00-10:00


2A – Aspectos de performance na obra villalobiana / Canto orfeônico

2A Local: Auditório Olivier Toni (CMU)

Participantes:

  • Rosana Lamosa / Nahim Marun – A canção de câmara harmonizada: discussão de uma abordagem interpretativa a partir da peça Viola Quebrada de Villa-Lobos
  • Ana Paula dos Anjos Gabriel – O canto orfeônico e a formação de cânones musicais, na perspectiva da atuação pedagógica e artística de Martin Braunwieser (1901-1991)
  • Susana Cecilia Igayara-Souza / Marco Antonio da Silva Ramos / Carolina Andrade Oliveira – Dos arquivos do Museu Villa-Lobos à performance coral: o percurso de uma nova edição de Cor dulce, Cor amabile

Mediador: Paulo de Tarso Salles


2B Diálogo com a música popular / Análise estética da obra villalobiana

2B Local: Sala 8 (CMU)

Participantes:

  • Rodrigo Felicissimo – Metáforas da Natureza: estudo comparativo entre os poemas sinfônicos Tapiola de Jean Sibelius e Uirapuru de Villa-Lobos
  • Ana Claudia Trevisan Rosário – À Guisa de Gerard Béhague: Heitor Villa-Lobos: The Search of Brazil’s Musical Soul
  • Ana Lúcia Fontenele – As iniciativas de Villa-Lobos na divulgação da música popular urbana no Brasil e a influência da mesma na sua obra

Mediador: Cleisson Melo


Sessão de Comunicações 3 / Mesa temática Tópicas na música brasileira – sábado 16:30-17:45


3A – Análise estrutural e/ou estética da obra villalobiana

3A Local: Auditório Lupe Cotrim (ECA)

Participantes:

  • Guto Brambilla – A apropriação da modinha por Villa-Lobos nas Bachianas Brasileiras nº1 – Prelúdio (Modinha)
  • Regina Rocha – Coral – Canto do Sertão: o hibridismo entre o discurso musical de Bach e a poética de Villa-Lobos
  • Joel Albuquerque – Análise harmônica do início da Sinfonia nº7 de Heitor Villa-Lobos
  • Walter Nery Filho – O pianismo de Villa-Lobos na Prole do Bebê nº2: aspectos harmônicos decorrentes da combinação de teclas pretas e brancas em três estudos de caso

Mediador: Gabriel Ferrão Moreira


3B – Aspectos de performance na obra villalobiana

3B Local: Sala de aprendizado eletrônico (ECA)

Participantes:

  • Fábio Cury – Estilo e performance na obra de Villa-Lobos: desafios de uma nova gravação do Quinteto em Forma de Choros
  • José de Carvalho – Simetria, invariâncias e organicidade escalar, um estudo sobre padrões e similaridades em Villa-Lobos e Debussy
  • Edson Tadeu de Queiróz Pinheiro – O Concerto para harmônica e orquestra de Heitor Villa-Lobos: considerações sobre a articulação formal no 1º movimento
  • Alexandre Rosa – Villa-Lobos: Excertos de contrabaixo das Sinfonias nºs 8 , 9, 11 e 12

Mediador: Rodrigo Felicissimo


3C – Mesa temática Tópicas na música brasileira

3C Local: Sala Egon Schaden (ECA)

Tema: Teoria das tópicas: ferramentas e abordagens na análise da música brasileira

Participantes:

  • Juliana Ripke (EMESP Tom Jobim)
  • Cleisson Melo (UFCG)
  • Paulo de Tarso Salles (USP)

Mediador: Luciano Camargo